Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Estrutura de Pesquisa

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 14h25 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 11h24 | Acessos: 638

INFRAESTRUTURA

Infraestrutura física

Contamos com uma sala onde funciona uma secretaria para o recebimento das demandas do PPGCIS, que funciona no segundo andar da Faculdade de Medicina da UFAM, com um secretário.

Recentemente, em 11 janeiro de 2019, o PPGCIS recebeu, por meio do memorando 027/2019 PROPESP/UFAM, a autorização para ocupar o terceiro andar do Centro de Pesquisa em Saúde (CEPES). Trata-se de um prédio de 4 andares, localizado ao lado da Faculdade de Medicina (e interligado a ela), construído para abrigar as pós graduações da saúde da UFAM. O PPGCIS tem agora um andar inteiro com mais de mil metros quadrados, para espaços físicos diversos, com ambientes que podem servir para apoio acadêmico, sala de aula e laboratórios. Estamos equipando com recursos de informática e equipamentos. Estamos planejando um laboratório do sono e um de esforço.

 

Infraestrutura didático-pedagógica (matriz curricular, área de concentração, linhas e projetos de pesquisa).

A grande área de concentração do PPGCIS é Medicina 2, sub área ciências da saúde.

Atualmente temos as seguintes linhas de pesquisa:

    • Linha 1- Pesquisa Clínica e Saúde Pública

    Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar, por meio da pesquisa clínica, a história natural das doenças e suas formas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação; e estudar a ocorrência e distribuição das doenças, os eventos relacionados à saúde e seus determinantes, contribuindo para a formulação e o aprimoramento de estratégias de controle e prioridades em políticas públicas na área da saúde.
    O foco principal dessa linha de pesquisa é consolidar e validar o conhecimento em ciências da saúde, propor inovação e promover a pesquisa translacional (que associa a pesquisa básica à pesquisa aplicada), produzindo conhecimento avançado em saúde, especialmente no âmbito loco-regional.

    De forma didática esta linha engloba os seguintes campos de estudo:
    1) Estudo dos fatores e medidas de prevenção de doenças e promoção da saúde. 2) Estudo do Diagnóstico de doenças. 3) Estudo do Prognóstico de doenças e acompanhamento da evolução clínica de doentes, incluindo tratamento e reabilitação. 4) Estudo dos fatores que intervém na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, incluindo o controle de doenças crônicas, infecciosas e agravos relacionados à saúde.

    • Linha 2- Saúde baseada em Evidências

    Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar e produzir conhecimento avançado que favoreça a abordagem crítica e a tomada de decisão judiciosa e consciente do profissional, do gestor da saúde e do cliente/paciente, baseada no mais elevado nível de evidência científica disponível.
    O foco principal desta linha de pesquisa é sistematizar, consolidar e validar o conhecimento em ciências da saúde ajudando a responder perguntas relevantes que melhorem às condições de saúde/vida da população, especialmente no âmbito loco-regional.

    • Linha 3- Gestão, ética/bioética e tecnologia em saúde.

    Esta linha de pesquisa envolve diferentes abordagens teóricas e metodológicas com o objetivo principal de estudar, estruturada e sistematicamente, questões e fatores que expliquem variações sobre a utilização, a qualidade e os custos dos serviços e tecnologias em saúde, com enfoque nas estratégias e utilização de indicadores para a avaliação, o diagnóstico situacional, o acompanhamento e o planejamento, incluindo aspectos éticos e bioéticos.
    De forma didática esta linha engloba os seguintes campos de estudo:
    1) Estudo da administração/gestão dos serviços de saúde. 2) Estudo dos fatores relacionados ao controle das instituições públicas e privadas de saúde. 3) Tecnologia e inovação em saúde. 4) Estudo de Ética e Bioética.
    O foco principal desta linha de pesquisa é produzir conhecimento que ajude a subsidiar a formulação de políticas e a gestão de serviços de saúde, bem como produzir inovação e tecnologia em saúde, contribuindo para a melhoria dos cuidados em saúde, especialmente loco regionais.

    .

Infraestrutura de pesquisa

Apresentamos infraestrutura de pesquisa ampla nos vários laboratórios, hospitais e parcerias, como as parcerias cm o Fundação Centro de Controle em Oncologia do Amazonas (FCECOM), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Fundação Medicina Tropical (FMT), Maternidade Babina Mestrinho. A UFAM oferece infraestrutura de pesquisa com os vários laboratórios que podem ser utilizados.

Recentemente, firmamos novas parcerias com o PROCAD/AMAZONIA- PPG em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/INI/FIOCRUZ-RJ e PPGBIO-Interação/ILMD/FIOCRUZ-AM.

Assim, apresentamos infraestrutura e pessoal técnico capacitado para todas as etapas das pesquisas a serem desenvolvidas.

 

Fim do conteúdo da página