Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 09h51 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 15h29 | Acessos: 645

O Programa de Pós-Graduação em ciências da saúde (PPGCIS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrado acadêmico na área de concentração Medicina 2, foi criado em 2011 e teve a primeira matrícula de mestrandos em 2013. Sua criação veio atender a uma demanda reprimida de qualificação de profissionais na área da saúde no Estado do Amazonas.

O PPGCIS apresenta caráter interdisciplinar e multiprofissional e constitui-se em um importante espaço acadêmico para a formação de mestres para o ensino superior em ciências da saúde no Norte do Brasil. Apresenta atuação abrangente, com sub área do conhecimento ciências da saúde. Possui linhas de pesquisa voltadas a pesquisa clínica e saúde pública, saúde baseada em evidências, gestão, ética/bioética e tecnologia em saúde. Os projetos de pesquisa são voltados a estas linhas. Assim, temos buscado coerência, consistência, abrangência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e a proposta curricular.

O objetivo principal do PPGCIS é estabelecer e aprofundar o conhecimento técnico e acadêmico de graduados da área de saúde e outras áreas afins, possibilitando a formação de docentes. Além disso, o objetivo é capacitar aqueles que desejam se formar mestres para posteriormente ingressar no doutorado e se tornar pesquisadores, preenchendo a enorme lacuna de mestres e doutores da região norte do Brasil.

Nossos principais focos de estudo são os mecanismos básicos de surgimento, apresentação e evolução das doenças.

Desde o início do PPGCIS, foram realizados 5 editais de seleção com entrada de mestrandos em: 2013 (9 mestrandos), 2015 (7 mestrandos), 2017 (5 mestrandos) , 2018 (18 mestrandos) e 2019.2 (17 mestrandos).

registrado em:
Fim do conteúdo da página