Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 10h30 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 11h18 | Acessos: 799
  • Linha 1- Pesquisa Clínica e Saúde Pública

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar, por meio da pesquisa clínica, a história natural das doenças e suas formas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação; e estudar a ocorrência e distribuição das doenças, os eventos relacionados à saúde e seus determinantes, contribuindo para a formulação e o aprimoramento de estratégias de controle e prioridades em políticas públicas na área da saúde.
O foco principal dessa linha de pesquisa é consolidar e validar o conhecimento em ciências da saúde, propor inovação e promover a pesquisa translacional (que associa a pesquisa básica à pesquisa aplicada), produzindo conhecimento avançado em saúde, especialmente no âmbito loco-regional.

De forma didática esta linha engloba os seguintes campos de estudo:
1) Estudo dos fatores e medidas de prevenção de doenças e promoção da saúde. 2) Estudo do Diagnóstico de doenças. 3) Estudo do Prognóstico de doenças e acompanhamento da evolução clínica de doentes, incluindo tratamento e reabilitação. 4) Estudo dos fatores que intervém na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, incluindo o controle de doenças crônicas, infecciosas e agravos relacionados à saúde.

  • Linha 2- Saúde baseada em Evidências

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar e produzir conhecimento avançado que favoreça a abordagem crítica e a tomada de decisão judiciosa e consciente do profissional, do gestor da saúde e do cliente/paciente, baseada no mais elevado nível de evidência científica disponível.
O foco principal desta linha de pesquisa é sistematizar, consolidar e validar o conhecimento em ciências da saúde ajudando a responder perguntas relevantes que melhorem às condições de saúde/vida da população, especialmente no âmbito loco-regional.

  • Linha 3- Gestão, ética/bioética e tecnologia em saúde.

Esta linha de pesquisa envolve diferentes abordagens teóricas e metodológicas com o objetivo principal de estudar, estruturada e sistematicamente, questões e fatores que expliquem variações sobre a utilização, a qualidade e os custos dos serviços e tecnologias em saúde, com enfoque nas estratégias e utilização de indicadores para a avaliação, o diagnóstico situacional, o acompanhamento e o planejamento, incluindo aspectos éticos e bioéticos.
De forma didática esta linha engloba os seguintes campos de estudo:
1) Estudo da administração/gestão dos serviços de saúde. 2) Estudo dos fatores relacionados ao controle das instituições públicas e privadas de saúde. 3) Tecnologia e inovação em saúde. 4) Estudo de Ética e Bioética.
O foco principal desta linha de pesquisa é produzir conhecimento que ajude a subsidiar a formulação de políticas e a gestão de serviços de saúde, bem como produzir inovação e tecnologia em saúde, contribuindo para a melhoria dos cuidados em saúde, especialmente loco regionais.

Fim do conteúdo da página